A importância de cuidar da saúde bucal do seu bichinho

Em reportagens recentes, um filhote da raça Golden Retriever dos Estados Unidos fez sucesso na internet por precisar utilizar aparelho ortodôntico. Wesley, que tem seis meses, não estava mais querendo brincar nem comer por conta do incômodo que sentia por não conseguir fechar a boca por completo. O pai da tutora de Wesley é veterinário e aconselhou o uso do aparelho por algumas semanas a fim de corrigir a falha.

Não é por motivos de estética que se coloca aparelhos em animais. Geralmente, é recomendado por problemas na arcada dentária que acarretam em má formação e dor nos bichinhos. Diferente de como acontece com os humanos, o tratamento costuma durar apenas algumas semanas.

A saúde bucal dos filhotes nunca deve ser negligenciada, principalmente por ainda ter os dentes em formação. Para evitar problemas de saúde, ou até mesmo o possível uso de aparelho ortodôntico, a Pet Society dá algumas dicas.

Mau hálito é um problema recorrente em cães e gatos. Cerca de 80% de animais com mais de três anos são afetados por doenças relacionadas à boca, incluindo complicações como cáries e tártaros. Por conta disso, a higiene deve ser feita regularmente. A escovação é extremamente importante porque os restos de comida podem acarretar em proliferação de bactérias e doenças.

O uso de pastas de dente para humanos deve ser evitado nos animais pelo alto teor de flúor que pode irritar o estômago do bichinho, quando ingerida.

A frequência ideal para a escovação do animal é três vezes por semana. Para o filhote, o indicado é começar com o dedo ao invés de uma escova, assim ele pode se acostumar com o gosto do creme dental. Para não tornar a escovação um momento de tortura tanto para o tutor quanto para o cachorro ou gato, procure sempre presenteá-lo com brincadeiras e carinhos depois. Dessa forma, ele entenderá que pode ganhar uma recompensa sempre que escovar os dentes.

 

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>