Ansiedade pode causar pelos brancos em cachorros

Assim como o cabelo humano, o pelo dos cachorros pode ficar grisalho se eles estão passando por momentos cães ansiosos e impulsivos podem ficar grisalhosdifíceis, sugere um novo estudo.

Cães jovens, cujos tutores classificaram como ansiosos e impulsivos, eram mais propensos a ter focinhos prematuramente grisalhos do que cães que não eram considerados ansiosos ou impulsivos, descobriram os pesquisadores.

“Com base em meus anos de experiência, observando e trabalhando com cães, eu tenho há muito tempo uma suspeita de que cães com níveis mais elevados de ansiedade e impulsividade também mostram aumento de pelos brancos”, afirma a pesquisadora Camille King, que obteve seu doutorado na Universidade Northern Illinois e agora atua na área de comportamento animal em Denver, nos EUA.

Para a pesquisa, os cientistas foram a parques de cães, clínicas veterinárias e outros locais no Colorado, distribuindo questionários a tutores de 400 cães. Depois que os tutores responderam a um questionário de 42 itens sobre o comportamento, a idade e a saúde de seus cachorros, os pesquisadores fizeram duas fotos de cada cão.

Foram excluídos cães com pelos de cor clara porque a coloração tornaria difícil discernir se os animais estariam ficando grisalhos. Eles também excluíram cachorros acima de quatro anos de idade, já que cães mais velhos poderiam ter pelos brancos simplesmente por causa de envelhecimento, disseram os pesquisadores.

Para avaliar o nível de ansiedade de cada cachorro, os pesquisadores fizeram perguntas sobre o comportamento do animal de estimação, incluindo se o cão destrói coisas quando deixado sozinho, se tinha queda de pelos durante exames veterinários ou se quando entrou em novos lugares, e se ficou intimidado em resposta a grupos de pessoas.

Para avaliar a impulsividade, os pesquisadores perguntaram se os cães pulavam em pessoas, como eram acalmados, se eles tinham uma perda de foco e se eram hiperativos após exercícios. Posteriormente, dois avaliadores independentes, que nunca haviam encontrado os cães, classificaram cada foto em uma escala de 0 a 3, com 0 indicando que não havia pelos brancos no focinho e 3 indicando focinhos completamente grisalhos.

Pelagem grisalha

Fêmeas tendem a ter níveis mais elevados de pelos grisalhos do que machos, afirmaram os pesquisadores. Além disso, os cães que mostraram medo em relação a ruídos altos e animais desconhecidos e as pessoas tendiam a ter maior cinza, disseram.

Entretanto, os pelos grisalhos não têm nada a ver com o tamanho do cão, se ele foi castrado e se o cão teve problemas médicos.

“No início, eu estava um pouco cético sobre a hipótese”, disse o co-pesquisador do estudo, Thomas Smith, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Northern Illinois. “No entanto, quando analisamos os dados, os resultados foram bastante impressionantes”.

Outros estudos têm mostrado que o estresse pode alterar a cor do cabelo. Não está claro se os presidentes norte-americanos ficam grisalhos por causa de altos níveis de estresse ou genética, mas o estresse pode alterar o crescimento do cabelo em ratos, de acordo com um estudo de 2006 na revista Experimental Dermatology. E o estresse está associado com o envelhecimento acelerado em ratos, de acordo com estudo de 2014 na revista Current Pharmaceutical Design.

Se as pessoas que trabalham com cães notassem animais jovens com focinhos grisalhos prematuramente, poderiam alertar os tutores de que o cão pode estar experimentando problemas de ansiedade, impulsividade ou medo. Se necessário, os animais poderiam inscrever-se em programas de modificação de comportamento, aconselham os pesquisadores no estudo, que foi publicado na edição de dezembro da revista Applied Animal Behavior Science.

“Este é um estudo original e único que tem implicações para o bem-estar do cão”, disse o co-pesquisador do estudo Temple Grandin, professor de Ciências Animais na Universidade Estadual do Colorado.

Fonte: http://www.livescience.com/57254-anxiety-may-give-dogs-gray-hair.html/ Tradução: Conexão Pet

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>