Aprenda a identificar os sinais de problemas articulares em cães e gatos

Veterinária explica que manqueira, apatia e dificuldade para andar podem ser sintomas de artrite, artrose e displasia coxo femural
Com a chegada do inverno, é comum que os animais sintam dores articulares. Assim como os seres humanos, os cães e gatos também podem ficar doloridos quando o clima fica úmido e frio. Segundo a veterinária Vanessa da Silva Lopes, responsável técnica do Laboratório Mundo Animal, as baixas temperaturas favorecem a sensibilidade das articulações, causando dor e desconforto principalmente nos animais idosos ou nos que já sofrem de artrite, artrose ou displasia coxo femural.
A veterinária explica que há algumas formas de diminuir o desconforto dos animais enfermos e que a cura é possível, dependendo do caso, por meio da supervisão de um veterinário ortopedista.
No caso da artrite e artrose, doenças que, dependendo do grau e acometimento das estruturas ósseas, podem ser prevenidas, Vanessa explica que é possível utilizar suplementos alimentares que têm como componentes a condroitina e glucosamina em raças predispostas a essas doenças, mesmo quando o animal ainda não apresenta nenhum sinal. <É possível supor que o pet possa vir a desenvolver a doença e aplicar o suplemento é uma forma efetiva de prevenção<. A artrite é uma inflamação ou inchaço das articulações que causa dor quando o animal se move e, em casos mais sérios, há dor até mesmo quando ele está parado. No caso da artrose, a doença é crônica.
Para identificar o problema o quanto antes, a veterinária explica que o tutor deve prestar atenção no comportamento do animal.
No caso de animais idosos com algum problema articular, a veterinária defende que os pets não devem ficar fora de casa à noite, mesmo durante as noites mais quentes.
Compartilhe!
Deixe um comentário