Atchim! Gatos também sofrem com gripe no inverno

No inverno aumenta a incidência da gripe felina

É preciso cuidado para que quadro não se torne grave

No inverno não são só os humanos que sofrem com a maior incidência de gripe. Os gatos também estão entre os afetados pela enfermidade. Também conhecida como Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF), a gripe felina é provocada pelos vírus Herpesvírus e o Calicivírus. Já nos humanos, o vírus causador da gripe é o Influenza.

E como saber se seu gatinho está gripado? <É preciso prestar atenção aos sintomas: falta de apetite, febre, espirros, apatia, olhos lacrimejantes, coriza, conjuntivite, lesões no interior da boca<, relata o veterinário.

É bom lembrar que filhotes e adultos com baixa imunidade estão mais suscetíveis à doença, que é altamente contagiosa. No entanto, assim como humanos não passam o vírus para os felinos, a recíproca também é verdadeira: gatos não infectam seus tutores com a gripe felina.

A gripe felina não costuma apresentar grandes riscos ao bichano, mas se não tratada corretamente pode acarretar quadros mais graves.

Para evitar que a gripe acometa seu gato, é importante ter cuidado em especial com os filhotes, que costumam ser as maiores vítimas. É aconselhável mantê-los em isolamento por 40 dias, sem contato com outros felinos até que sejam vacinados, o que ocorre após a oitava e a nona semana de vida.

É importante que os tutores saibam que a vacinação contra a rinotraqueíte é uma proteção contra a enfermidade na forma severa, e não uma proteção contra a infecção. Ainda de acordo com Dídimo,

Ao perceber os sintomas da gripe felina, é extremamente importante que os bichanos recebam os cuidados adequados:

Conexão Pet lembra que aos primeiros sintomas, o tutor deve procurar o médico veterinário, que é o único profissional capacitado para um correto diagnóstico e também para a indicação de que procedimentos devem ser realizados para o tratamento da doença. Nada de medicação por conta própria ou palpites de curiosos! Seu bichinho merece o cuidado adequado com um veterinário de confiança.

 

 

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>