Bombeiros socorrem quatro animais por dia em SP

Equipes retiram suçuarana que ficou em árvore durante seis horas

Por dia, os bombeiros resgatam em média quatro animais em situações de risco na capital e em cidades da Grande São Paulo. Dados relativos a 2010 apontam que foram 1.449, sendo 653 na capital e 796 na Grande São Paulo. Não há estatística por espécie.

Os salvamentos incluem os mais variados possíveis, desde gatos e cães em telhados – as situações mais comuns, segundo o Corpo de Bombeiros – até onças penduradas em árvores.

Um dos casos mais recentes foi o da onça que estava em cima de uma árvore numa avenida em Franco da Rocha (Grande São Paulo) no final do mês passado. Após quase seis horas, três dardos e várias equipes de apoio – incluindo veterinários, biólogos, Polícia Ambiental e Guarda Municipal – o bicho foi retirado da árvore e depois encaminhado para um zoológico.

Nem todos os casos envolvendo pedido de salvamento de animais são atendidos. Isso ocorre pois a prioridade é por pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Inconformados com a situação, alguns representantes de defesa animais questionaram os bombeiros por intermédio das redes sociais, entre elas o Twitter.

Equipe civil

Angela Caruso, da ONG Quintal de S. Francisco, integrante do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, elogia a atuação do Corpo de Bombeiros. Porém, afirma que eles não podem resolver tudo.

Como solução, ela diz que está em estudo a criação de um grupo envolvendo biólogos, veterinários e voluntários para trabalhar junto à Defesa Civil.

 

Fonte: Destak

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>