Brasil obtém primeira licença para vacina contra leishmaniose visceral canina

A primeira vacina contra a leishmaniose visceral canina é brasileira. Desenvolvida pela professora do Instituto de Microbiologia da UFRJ Clarisa Beatriz Palatnik de Sousa, ela obteve, agora, uma licença definitiva. Transmitida sobretudo por insetos que picam cães infectados, a doença afeta, anualmente, 500 mil pessoas – 3 mil delas no Brasil – e é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das seis maiores endemias do planeta.
Estudos comprovam que a imunização de cães pode ajudar a reduzir significativamente o número de casos, e até erradicá-los, uma vez que não existe vacina para humanos.
A leishmaniose é transmitida pelo Lutzomyia longipalpis, que precisa infectar cachorros antes de contaminar homens. A proteção para os cães vacinados chega a 95%.
– A política de saúde pública atual é remover os cães contaminados e sacrificá-los – afirmou Clarisa. – Estamos motivados pela necessidade de poupar esses animais, além da necessidade de diminuir a incidência.
A leishmaniose é uma infecção que afeta o revestimento dos órgãos, sobretudo baço, fígado e medula óssea, provocando o aumento das vísceras.
Fonte: Extra
Compartilhe!
Deixe um comentário