Cães idosos também necessitam de atividade física

Assim como as pessoas idosas precisam de cuidados especiais, os cães ao atingirem determinada idade também necessitam de atenção diferenciada. Embora a contagem da idade do pet seja diferente da do humano, o veterinário do Clube de Cãompo (hotel fazenda para cães), Aldo Macellaro, afirma que atividades físicas são imprescindíveis para que o cãozinho tenha bem estar na idade avançada. Tais exercícios não podem ser feitos de qualquer maneira e precisam ter acompanhamento de um profissional. Isso é importante para prevenir que o cão tenha desgastes desnecessários e piore sua condição física. Mas, outros fatores também são essenciais para o bem estar do pet nesta fase. Confira três listados pelo especialista.

Respeite as limitações do cão – Para o veterinário, essa é uma das principais orientações para quem tem um cão idoso. “Eles costumam dormir muito ao longo do dia, ter sonos mais pesados e se cansar facilmente, então não force a situação” comenta ele, que também reforça a importância das caminhadas matinais. Para quem mora em apartamento, Macellaro alerta: “eles têm dificuldade de controlar a bexiga, por isso, precisam sair para urinar com mais frequência, isso inclui madrugadas”.

Cuidado com a alimentação – É comum e normal aos cães velhinhos ganharem peso, já que praticam menos exercícios físicos e passam a ter o metabolismo reduzido. “Nesse caso, tome cuidado com a alimentação do pet, já que ele tem uma rotina mais sedentária que aumenta os riscos de diabetes, problemas circulatórios ou nas articulações”, explica o veterinário.

Fique atento às mudanças do corpo – Unhas fraquinhas e mudanças no pelo são os primeiros sinais do envelhecimento. “Evite cortar as unhas com muita frequência, para não enfraquecê-las ainda mais”, aconselha Macellaro. Suplementos vitamínicos ou alimentares podem ajudar, mas somente com a indicação do veterinário. “Isso contribui para que o cão envelheça com saúde e qualidade de vida”, finaliza.

 

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>