Calor e umidade de Rio Preto (SP) favorecem proliferação de carrapatos

Exames clínicos, como coleta de sangue, são necessários

É importante ter atenção ao comportamento do animal e cuidar da higiene

Por causa do calor e do ambiente úmido, é grande o número de casos de carrapatos em cachorros em São José do Rio Preto (SP). Em 2007, o município registrou casos de febre maculosa, um tipo de doença perigosa transmitida pelo carrapato estrela, cujas hospedeiras podem ser as capivaras da Represa Municipal.

Por isso, é importante ter cuidado com o local onde o cão fica. Higiene do animal e ter atenção ao comportamento do bicho são atos importantes para descobrir a doença. A doença é silenciosa e a mudança repentina de comportamento do animal é um sinal de alerta. Os sintomas mais comuns são febre, tristeza, falta de apetite e cansaço.

A erliquiose é transmitida pela saliva do carrapato marrom durante a picada. A doença provoca um tipo de anemia no animal e pode levar até a morte.

Na casa de Denise Tremura, a cadela Pandora, da raça labrador, é como se fosse um membro da família. O animal teve a doença nos primeiros seis meses de vida.

Além de observar o cão, exames clínicos também são necessários, incluindo a coleta de sangue. Pelo hemograma é possível notar variações no organismo do animal.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>