Campanha contra raiva prevê vacinar 10 mil animais em Nova Odessa (SP)

Vacinação em animais contra a raiva começa no Estado de São Paulo

Trabalho de vacinação na área rural da cidade vai durar toda a semana

Teve início nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação antirrábica de Nova Odessa (SP). A expectativa é de que 10 mil animais sejam vacinados na cidade. O trabalho, feito casa a casa na área rural do município, continua durante toda a semana. Todos os cães e gatos a partir de três meses devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhas, com exceção de animais debilitados ou doentes.

Em 2010, a Secretaria de Estado da Saúde pediu que as secretarias municipais suspendessem temporariamente as campanhas, pois naquele ano houve registros de animais que tiveram reações adversas à dose da vacina. No ano passado, a suspensão permaneceu, mas em 2012, o Estado liberou doses da vacina para municípios que registraram diagnósticos positivos do vírus da raiva. No caso de Nova Odessa, foram registrados dois casos positivos envolvendo morcegos frugívoros em 2011.

A orientação é de que todos os animais recebam a dose da vacina. Vale lembrar, entretanto, que todo e qualquer tipo de vacina pode apresentar reações<, reforçou a coordenadora de controle e combate a endemias da Prefeitura, a veterinária Paula Faciulli.

Cronograma

No sábado (28), será a vez dos bairros de Chácaras Recreio, Acapulco e Las Palmas receberem os agentes da Saúde. No dia 26 de maio, a equipe atende a região do Campo Belo, Bosque dos Eucaliptos, chácaras Central e Guarapari. E, para finalizar o calendário rural, no dia 2 de junho, serão beneficiadas famílias do Parque dos Pinheiros, Vale dos Lírios e Recanto Solar.

Área urbana

Os tutores de cães e gatos da zona urbana de Nova Odessa também já devem se programar para levar seus animais para serem imunizados. A etapa da campanha vai acontecer nos três primeiros sábados de maio, dias 5, 12 e 19, e vai atender a uma região da cidade por etapa. Os locais e horários serão divulgados pela Prefeitura.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>