Cão ajuda deficientes intelectuais em tarefas diárias em Ribeirão Preto (SP)

Cão auxilia deficientes intelectuais em tarefas diárias em Ribeirão Preto

Centro de educação usa animal como modelo para estimular assistidos

Vestir as próprias roupas ou mesmo pentear os cabelos eram tarefas difíceis, quase impossíveis, para Eliane Pereira Ruiz, de 16 anos. A história dela e de outros 110 alunos de um centro de educação para portadores de deficiência intelectual em Ribeirão Preto (SP) começou a mudar há dois anos, com a chegada de Billy, um cão da raça golden treinado para Terapia Assistida por Animais (TAA).

Profissionais do centro relatam que os alunos têm dificuldade para expressar desejos e necessidades e ficam frustrados quando não conseguem se comunicar. Acabam desistindo de tentar compreender coisas simples, como a importância de vestir um par de meias quando a temperatura está baixa. Mas quando Billy é usado como modelo, tudo muda.

Preparado para o trabalho, o animal reage aos estímulos dos alunos, não demonstra indiferença e é carinhoso com todos. Esse comportamento do cão é, segundo Daniele, o que facilita o aprendizado dos assistidos. Para Eliane, porém, a explicação para a vontade de pentear, vestir e ajudar Billy em qualquer tarefa é bem mais simples.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>