Confirmado caso de raiva animal em Ribeirão Preto depois de 11 anos

Cachorro atropelado na Avenida Mogiana foi identificado com a doença
A assessoria da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) confirmou na manhã desta quarta-feira (4) o primeiro caso de raiva animal na cidade depois de 11 anos. Exames realizados pelo Instituto Pasteur apontaram a doença manifestada em um cachorro que foi atropelado na Avenida Mogiana, zona norte da cidade.
O animal pertencia a uma família e precisou ser sacrificado após o acidente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Pelo menos 14 pessoas que mantinham contato com o cão receberam tratamento de bloqueio com medicamentos, segundo informações da assessoria.
Nesta quinta-feira (5), agentes da Vigilância Epidemiológica visitarão imóveis num raio de até 25 quarteirões do local do acidente. Uma unidade móvel de saúde estará na região e os animais domésticos receberão vacina antirrábica.
Estado
A assessoria da Secretaria Estadual da Saúde informou que o Instituto Pasteur não concluiu o laudo sobre o material colhido do animal morto em Ribeirão. Por esse motivo, segundo a assessoria, o caso de raiva não foi confirmado.
Campanha
Após dois anos sem vacinação pública, a Prefeitura de Ribeirão Preto realiza uma campanha contra raiva animal até 31 de maio. Segundo a chefe do Controle de Zoonoses, Eliana Colucci, a expectativa é vacinar cerca de 58 mil animais entre cães e gatos em seis pontos diferentes:
Centro de Controle de Zoonoses
Avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), 4.255
Distrital Leste
Rua Sebastiana Monteiro Faccioli, 30 – Jardim Anhanguera
Distrital Sul
Rua Nabuco de Araújo, 71 – Vila Virgínia
Distrital Oeste
Rua Adalberto Pajuaba, 148 – Sumarezinho
Distrital Central
Rua Santos Dumont, 335 – Vila Tibério
Centro Universitário Moura Lacerda (Hospital Veterinário)
Avenida Oscar de Moura Lacerda, 1520
Centro Universitário Barão de Mauá (Hospital Veterinário)
Avenida Patriarca, 4700
Fonte: G1
Compartilhe!
Deixe um comentário