Confirmado caso de raiva animal em Uberaba (MG) diz superintendência

Cronograma da campanha de vacinação foi antecipado
A Superintendência Regional de Saúde confirmou nessa sexta-feira (20) o primeiro caso positivo de raiva animal em Uberaba, no Triângulo Mineiro, este ano. Segundo comunicado enviado pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho de bloqueio e orientação na área onde o animal infectado foi encontrado, no Bairro Jardim Copacabana, foi iniciado pelo Departamento de Controle de Zoonoses. Além disso, o cronograma da campanha de vacinação foi antecipado para atender a região.
Segundo o Departamento de Controle de Zoonoses, a partir deste sábado (21), as equipes visitarão todas as casas da área que reúne os bairros Copacabana, Residencial Francisco Angotti, Morada do Park, Jardim Nova Era, Beija Flor, Morumbi, Parque Dos Girassóis, Portal Beija Flor, Jockey Park, Morumbi e Pacaembu.
Serão vacinados todos os cães e gatos com mais de três meses. A estimativa é imunizar, aproximadamente, 2.000 animais na região. Os agentes estão orientando os moradores sobre medidas de prevenção e identificando todas as pessoas que tiveram contato direto com o animal infectado para receberem a vacina antirrábica e o tratamento.
Relatório
O caso confirmado foi em uma cadela no Jardim Copacabana. O tutor observou a suspeita de raiva no início de julho e entrou em contato com o Departamento de Controle de Zoonoses, que recolheu o animal para avaliação do médico veterinário. O cão foi sacrificado no dia 4 de julho, conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde. O material para análise laboratorial foi coletado e encaminhado para Belo Horizonte. Este foi o primeiro resultado positivo registrado em 2012.
Fonte: G1
Compartilhe!
Deixe um comentário