Conheça o tratamento para surdez de animais em Botucatu (SP)
Um exame pode detectar a deficiência auditiva com eficáci
Ter um bicho de estimação é um prazer, mas requer cuidados. Principalmente se o animal tiver algum tipo de deficiência. Em Botucatu, no interior de São Paulo, tutores de animais surdos contam como cuidam e aprendem a conviver com os bichos.
O cão do engenheiro eletricista Valter Seguro, carinhosamente apelidado de Johnny Depp, possui deficiência auditiva e ela foi percebida nos primeiros meses pelo tutor.
O cachorro leva uma vida praticamente normal, mas os tutores tiveram que improvisar na comunicação com o bicho de estimação e os comandos são feitos por gestos. Uma alternativa foi usar uma luz especial que chama a atenção do animal.
A audição é um dos sentidos que os animais mais usam para se proteger. Por exemplo, ao atravessar uma avenida movimentada, se não verem um carro, mas ouvirem o barulho dele, o reflexo de voltar os protege.
A gatinha branca Alice, de dois meses, escapou por pouco de ser atropelada. Ela é surda e foi resgatada em uma das principais avenidas da cidade, pela veterinária Anelise Grethere. Ela relembra que no começo teve que se adaptar.
Ela conta que teve que procurar a gata.
Os estudos na medicina veterinária sobre surdez em cães e gatos ainda são raros. Mas há um ano, a Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Botucatu conta com um aparelho único no Brasil. Avaliado em U$ 30 mil, o equipamento atesta a surdez, através de pequenas agulhas que são espetadas na cabeça do animal.
De acordo com a veterinária existem vários tipos de surdez. As principais causas são por velhice do animal, inflamação no ouvido, ou genética, ou seja, que vem dos pais para o filhote. As raças de cães e gatos que mais apresentam o problema são as de pelagem branca. Em Dálmatas, por exemplo, a surdez genética pode chegar a 20% dos nascimentos. Por isso a importância de um diagnóstico preciso sobre a doença.
O hospital tem um serviço social que avalia a situação financeira dos tutores. Dependendo do caso o teste pode ser feito de graça.
Fonte: G1 Compartilhe!
Deixe um comentário