Controle de natalidade de cães e gatos em Manaus

Procedimentos serão realizados, a partir de maio, quando a Polivet Clínica Veterinária e Petshop dará início a suas atividades em Manaus

Por meio de parceria, clínica particular irá realizar castrações mensais em animais fêmeas, encaminhados pelo CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fechou parceria público-privada com a Polivet Clínica Veterinária e Petshop, com o objetivo de reforçar as ações de controle de natalidade da população de cães e gatos de Manaus. Por meio da parceria, a clínica particular irá realizar castrações mensais em animais fêmeas, encaminhados pelo órgão.

O diretor do CCZ, Francisco Zardo, explica que as esterilizações serão destinadas aos animais que ficam disponíveis para adoção, na sede do órgão ou nas feiras itinerantes.

Os procedimentos serão realizados, a partir de maio, quando a Polivet Clínica Veterinária e Petshop dará início a suas atividades em Manaus. No caso da parceria com o CCZ, as castrações serão encaminhadas pelo órgão e realizadas sem custo para o município, no Centro Cirúrgico da clínica.

Nos três primeiros meses deste ano, o CCZ já realizou a castração de 1.005 cães e gatos, como parte das ações de controle da população desses animais. Francisco Zardo explica que são feitas, atualmente, 15 cirurgias por dia. A meta é chegar a 24 esterilizações diárias.

Zardo esclarece que a castração é um procedimento cirúrgico de baixa complexidade, para o qual é necessária apenas uma pequena incisão de 2 centímetros. Segundo ele, o tempo de recuperação do animal dura, em média, uma semana, período em que o animal deve permanecer sob observação. <É a forma mais eficaz de fazer o controle de natalidade<, ressalta.

 

Fonte: D24AM

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>