Diagnóstico por imagem pode auxiliar tratamento de animais

Procedimentos são cada vez mais necessários para a análise de doenças e traumas
O tratamento de doenças em animais de estimação evoluiu muito e acompanha os avanços da medicina humana. Prova disso são os inúmeros exames disponíveis que auxiliam o diagnóstico do veterinário como raios-X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
No caso de tratamentos de tumores e até mesmo traumas muito graves, alguns exames serão definitivos para o médico decidir se deve ou não operar.
A veterinária explica que em alguns casos é necessária a realização de exames específicos, que possuem o custo alto e que o tutor acaba não entendendo a importância desse diagnóstico. <Às vezes, por desconhecimento e pelo valor, o tutor acha desnecessária a realização do procedimento, mas isso pode auxiliar as chances de cura e de sobrevivência do animal<, indica.
Segundo Mariana, outros recursos importantes e que estão cada vez mais sendo utilizados são o doppler e o ecocardiograma.
Além disso, já existem no mercado outros exames de imagem mais sofisticados como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, que são indicados para a avaliação do sistema nervoso central, da coluna vertebral, do tórax, do abdômen e das articulações.
Compartilhe!
Deixe um comentário