Dor na coluna é comum em cães
Dor na coluna em cães é um sintoma muito comum, tanto em animais jovens, como nos idosos. “A queda brusca de temperatura, problemas nas articulações ou artroses, obesidade e excesso de atividade física também podem desencadear crises nos animais domésticos”, explica o médico veterinário do Hospital Veterinário da Anhanguera, Felipe Truisi Neto. Algumas raças tem mais predisposição ao problema, como teckel, basset hound e beagle.
Muitas vezes o cachorro convive com essas lesões durante um tempo antes de demonstrar sintomas. “Eles ficam mais prostrados, apáticos, param de comer e costumam apresentar algumas limitações de movimentos, como evitar subir no sofá ou na cama. A maioria das lesões são irreversíveis, pois quando identificadas já estão avançadas”, explica Felipe.
O diagnóstico é feito no exame clínico do médico veterinário e com exames como radiografia, tomografia ou ressonância magnética, dependendo do caso. “O tratamento dependerá do que for constatado. Caso seja uma degeneração da hérnia de disco, anti-inflamatórios, analgésicos e repouso são indicados. Para os casos mais crônicos, é recomendado fisioterapia e acupuntura, associado com outras medicações. Se for um processo infeccioso, por exemplo, deve se tratar a infecção, associando o tratamento anteriormente descrito. A cirurgia só é indicada quando o animal perde já alguns parâmetros fisiológicos que são checados no exame físico, de acordo com o nível de dor”, relata o médico veterinário.
Como medidas preventivas, Felipe recomenda evitar exercícios forçados sem orientação médica, manter uma dieta saudável e, se possível evitar os pisos muito lisos em casa. O Hospital Veterinário da Anhanguera realiza atendimento clínico e cirúrgico aos pequenos, bem como realização de exames complementares, como ultrassom, raio-x, exame de sangue, entre outros.
Compartilhe!
Deixe um comentário