É o amor: coração de tutores e cães bate no mesmo ritmo, sugere pesquisa
Os laços entre um tutor e seu cão são tão fortes, que seus corações batem no mesmo ritmo quando eles estão juntos, de acordo com um novo estudo.
Pesquisadores descobriram que, além de a nossa taxa de batimentos cardíacos diminuir na companhia de cães, isso acontece também com os eles ao ponto de os ritmos se tornarem iguais.
No estudo, realizado na Austrália, três tutores de cães foram separados de seus pets e depois reunidos para que se pudesse observar o efeito que tinham sobre o batimento cardíaco uns dos outros.
“Realmente houve uma coerência no padrão de batimentos cardíacos de cães e tutores”, afirmou Mia Cobb, da Universidade Monash, da Austrália.
“Logo que foram reunidos, no primeiro minuto, o ritmo de cada coração se tornou diretamente alinhado e logo percebemos uma redução no ritmo dos batimentos”, explicou a pesquisadora.
“Esse projeto é uma boa ilustração do que a maioria dos tutores vivencia todas as noites quando volta para casa após o trabalho e se reúnem com seus cães”, complementa Cobb. Ela ainda disse que esse tipo de inteiração não ocorre apenas com cães, e pode ser observada também em gatos, lagartos e aves.
Os pesquisadores ainda afirmaram que a reação pode ser observada até mesmo com pets de outras pessoas, mas é mais forte quando há uma maior conexão entre humano e pet.
“Esse tipo de experiência, de diminuição da taxa de batimentos cardíacos, traz uma diferença significativa para o nosso bem-estar em geral”, explicou Mia.
Quem convive com pets já está ciente de todos os benefícios que eles podem trazer à saúde. Que tal, então, relaxar e dividir ainda mais carinho com o seu pet?
Tradução de NDTV
Compartilhe!
Deixe um comentário