Férias de verão: um período difícil para os animais

Cães e gatos sofrem com abandono nas férias

Abandono cresce nesta época do ano

Os meses de dezembro e janeiro são tradicionalmente um período difícil para os animais: muitas pessoas decidem sair de férias e optam por abandonar seus pets à própria sorte simplesmente porque essa parece ser a solução mais fácil. Para os que vivem em abrigos a situação também fica difícil, pois as doações desaparecem nesta época, e a luta por alimentos torna-se crítica.

Não bastassem esses dois cenários desoladores há ainda a queima de fogos de artifício, intensa na virada do ano, e que atormenta cães e gatos e faz com que, no desespero, muitos até fujam de casa.

A solução em relação aos fogos de artifício é mais fácil: infelizmente não vamos conseguir mudar a mentalidade das pessoas em curto prazo, mas podemos amenizar o sofrimento de nossos amigos: é preciso dar acesso a locais seguros, colocar tampões (feitos com algodão mesmo) em seus ouvidos, reforçar trancas e cadeados em portões e manter sempre o animal com coleira e plaquinha de identificação com nome do animal e contatos do tutor. Veja mais informações sobre como proceder nesta notícia.

Em relação àqueles que vivem abrigados em ONGs, pedimos aos doadores que não esqueçam que cães e gatos precisam comer e serem tratados nas férias também, então façam suas doações, aproveitem o 13º e comprem um saco de ração ou depositem diretamente nas contas das instituições.

Já o caso do abandono é o mais difícil de ser combatido, mas não podemos desistir: devemos sempre tentar conscientizar de que animal não é brinquedo, que ele também tem necessidades e precisa de cuidados e respeito. Evidentemente, esse trabalho seria mais fácil se as leis fossem cumpridas e houvesse fiscalização e penas mais duras para aqueles que abandonam os animais.

Mesmo com a impunidade reinante não se cale: se você souber de algum caso de abandono denuncie! Faça com que o culpado responda por sua irresponsabilidade ainda que consideremos as penas brandas demais. Vamos utilizar os instrumentos que a lei nos oferece para proteger nossos melhores amigos de tanto descaso!

 

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>