Fogos de artifício: espetáculo para quem?

Fogos de artifício causam pânico e acidentes com animais

Quem convive com cachorros sabe bem: eles têm verdadeiro pânico de fogos de artifício. Isso porque a audição apurada de nossos melhores amigos faz com que eles sofram uma grande perturbação com o estrondo provocado pelos fogos.

Alguns cães sofrem mais do que outros. Há aqueles que têm um pavor enorme, chegam a se machucar e em casos extremos precisam ser sedados (claro que isso SEMPRE deve ser feito sob orientação de um médico veterinário).

Para ilustrar o sofrimento a que muitos cães são expostos, relatamos um caso triste que ocorreu nessa virada do ano, em Guarapuava, no Paraná. Um cão morreu esfaqueado após escapar de casa, amedrontado pelos fogos de artifício. Ele refugiou-se na garagem de um homem que brutalmente esfaqueou o animal.

De acordo com testemunhas, o animal era dócil e não reagiu ao ataque.

O animal levou oito facadas, de acordo com um funcionário do Canil Municipal, chamado Aldonei Bonfim, que atendeu o animal, que não sobreviveu.

A Sociedade Protetora dos Animais de Guarapuava irá acionar o suspeito na Justiça.

Esse caso ilustra uma cadeia de eventos infelizes que gerou a morte de um pobre animal inocente: a insistência do ser humano em soltar fogos de artifício, apesar de todo o sofrimento que isso leva a milhares de animais; a intolerância de alguns seres humanos diante do desespero de animais; a impunidade em nosso País, que leva a assassinato de animais sem a devida punição.

Esperamos que 2012 seja um marco na mudança de atitude de nossas autoridades em relação à causa animal.

 

Fonte: Com informações de G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>