Fogos de artifício assustam animais e podem provocar acidentes

A virada de ano geralmente é um momento festivo, mas não para os bichinhos. A queima de fogos é um dos fogos de artifício cães e gatosprincipais traumas para os pets, principalmente para cães. Isso acontece porque ele tem a audição quatro vezes mais sensível que a humana e escuta frequências que são inaudíveis para nós. Portanto, o som de um rojão, que para o homem pode ser insignificante, para o cãozinho é tão intenso quanto o de uma explosão. Em momentos como esse, o instinto de defesa fala mais alto e o animal tenta uma fuga para se afastar do que ele reconhece como perigo. No desespero, alguns cães se cortam ao tentar atravessar janelas ou portas de vidro, sofrem acidentes ao caírem de varandas ou sacadas e podem passar por problemas cardíacos e nervosos.

Para evitar esse estresse, o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro aconselha o tutor a levar o pet para um canto sossegado da residência, em que não haja objetos ou estruturas por perto. “Colocar algodão no ouvido do cão e fazer uma bandagem em volta das orelhas pode diminuir o ruído. Evite confortar o animal nestes momentos de pânico, pois isto é um reforço positivo para que ele tenha cada vez mais medo, e que este problema cresça exponencialmente” explica ele. Mantenha sempre o cão com uma plaquinha de identificação no caso de o cão escapar de casa devido ao barulho, para que seja facilmente devolvido ao lar.

Mas, colocar o cão em um cômodo isolado ou fechado pode não resolver, já que o estrondo é absorvido da mesma maneira. Para Macellaro, o ideal é acomodar os animais onde eles possam ficar livres de tais barulhos e se sentirem protegidos, sem a necessidade de se refugiarem a todo o momento.

Um solução são locais específicos para receber animais, de preferência que estejam localizados longe da cidade grande. Os tutores devem visitar o local com antecedência para checar se são seguros e limpos. Também devem averiguar se há veterinários responsáveis e buscar referências.

Para que seu fim de ano seja só de diversão, inclusive para o seu melhor amigo, certifique-se de que seu pet estará seguro e tente diminuir seu estresse em meio aos fogos de artifício.

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>