Gato não é o principal transmissor da toxoplasmose

Gato não é o principal transmissor da toxoplasmose

Médica veterinária explica que as principais causas da doença são a falta de higiene e de cuidados básicos com a alimentação

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário e que, ainda, gera uma série de questionamento sobre qual a maneira de contaminação em humanos. Muitas pessoas acreditam que o contágio está diretamente ligado ao contato com animais, principalmente com gatos. Porém, a principal forma da doença ser transmitida é pela ingestão de carne crua ou mal cozida e pelo consumo de legumes, frutas e verduras mal lavadas.

Segundo a médica veterinária Bianca Ricci Borba, responsável pelo serviço de Medicina Felina do Hospital Veterinário Batel, apenas 1% dos gatos domésticos transmite a doença, pois para isso o animal deve estar doente.

A médica explica que o gato com toxoplasmose elimina os oocistos uma única vez na vida, por apenas alguns dias. Esta eliminação ocorre dez dias após o animal ter sido infectado e, para a pessoa contrair a doença, ela precisa ter contato com as fezes do felino 48 horas depois dele eliminá-las.

Para a veterinária alguns cuidados básicos podem evitar a contaminação pela doença como manter hábitos de higiene pessoal.

Já no caso do gatinho a médica aconselha não alimentá-lo com carne crua ou mal cozida, fazer a limpeza da caixa sanitária diaraiamente e evitar que ele tenha acesso à rua.

 

 

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>