Gol foi negligente ao transportar cão da raça pug, diz veterinária

O cão Santiago e seu tutor, Fabio

Empresa diz que não transporta cães da raça bulldog e suas variações

Especialistas afirmam que a Gol Linhas Aéreas foi negligente ao transportar o cão Santiago, que morreu na última semana de parada cardiorespiratória após ter ficado mais de 10 horas em um avião. A empresa se defendeu e disse em nota, nesta terça-feira (20), que não transporta cães da raça bulldog e nenhuma de suas variações devido a dificuldade que tem em respirar. Por outro lado, a médica veterinária que atendeu Santiago, questionou a companhia por ter feito o transporte, já que a raça pug é similar a raça não permitida pela empresa.

De acordo com a Gol, até o momento, não havia registrado nenhum incidente envolvendo cães da raça pug e continua emprenhada em prestar o suporte necessário aos tutores do cachorro Santiago, tratando do assunto, diretamente, com os envolvidos. Os tutores do cão decidiram entrar com um processo contra a Gol Linhas Aéreas na manhã desta terça-feira (20), já que a empresa não se posicionou sobre o caso com o advogado da família.

Provas

Mariana diz que possui todas as provas que apontam a negligência da empresa no transporte aéreo.

Para embarcar os três animais do esteticista de cães Fabio César, foi necessário atestado médico de cada animal, separadamente, comprovando o bom estado de saúde para fazer a viagem de São Paulo para Vitória. No caso de Santiago, o laudo médico diz que o animal estava saudável.

De acordo com o esteticista de cães, o desembarque no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, só aconteceu às 15h do dia 13 de setembro. Quando os animais foram entregues, Santiago estava com a respiração ofegante.

Fábio César levou Santiago a uma clínica veterinária em Vila Velha. A médica Lilian Deise Storkc atendeu o cachorro, mas disse que não deu tempo de medicá-lo.

A raça pug é muito sensível, quando entram em parada respiratória tem que correr contra o tempo. Ele chegou aqui com aquecimento corpóreo elevado, com mais de 42º, ele estava muito quente. O organismo dele entrou em colapso e em seguida, teve uma parada cardíaca<, disse a médica.

Lilia Deise enfatizou que o transporte aéreo para animais é o mais indicado, mas nesse caso houve negligência, por que a raça de Santiago tem dificuldades respiratórias.

A médica veterinária disse que no ônibus ele passaria mais tempo enclausurado, dentro do bagageiro, em um lugar escuro, com mais calor e uma série de outros fatos negativos.

Leia a íntegra da nota da Gol

Leia os esclarecimentos da empresa

‘A Gol esclareceu ainda que, até o momento, não registrou nenhum incidente envolvendo cães da raça Pug e continua emprenhada em prestar todo o suporte necessário aos proprietários do cachorro Santiago, tratando do assunto, diretamente, com os envolvidos.
A GOL ainda esclarece que um de seus diretores contatou pessoalmente o marido da cliente na semana passada, pediu desculpas em nome da companhia e se colocou à disposição para prestar todo o suporte possível.
A GOL esclarece não transporta cães da raça Bulldog, em nenhuma de suas variações<.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>