Higiene bucal dos pets é coisa séria!

Se não tratada corretamente, a boca dos nossos amigos pode desencadear uma série de doenças
Além do mau hálito, a falta de cuidados com a higiene oral de pets pode causar problemas bem sérios. Nossos melhores amigos podem sentir dores que levem à agressividade ou prostração, além de perda de apetite, de peso e até mesmo dos dentes! E você acha que isso é tudo? Ledo engano! A falta de higiene na boca dos animais pode levar até mesmo à insuficiência renal, causando o óbito dos pets.
Outras doenças que podem ser causadas pela falta de higiene bucal são: endocardite, infecções pulmonares, nefrite, sem contar problemas que aparentemente não estão ligados à cavidade oral, mas que poderiam ser evitados com a higienização como fístulas abaixo dos olhos, infecção do globo ocular, entre outros.
Por ser um assunto tão sério, é preciso cuidar desse aspecto, muitas vezes negligenciado, da saúde de nossos companheiros. De acordo com uma pesquisa da empresa Pet Society, realizada este ano em Teresina (PI), 87% dos tutores de pets, desconhecem doenças relacionadas à cavidade oral dos animais.
Por isso, o ideal é que a higiene bucal seja feita diariamente nos pets. O procedimento consiste em escovação dos dentes – com pasta dental específica para animais – além da utilização de aditivos na água para diminuir a halitose (mau hálito).
E qual é a melhor maneira de realizar esses procedimentos diários? É importante ressaltar que o creme dental deve ser exclusivamente de uso veterinário, pois não deve conter flúor em sua formulação, já que o animal ingere o produto. Também é preciso escolher uma escova de cerdas macias (disponível em pet shops). É fundamental tentar escovar o máximo de dentes que conseguir alcançar.
Já os aditivos que devem ser colocados na água que os animais ingerem, ajudam a diminuir o mau hálito, combatendo os compostos sulfurados gerados pelas bactérias. <É importante lembrar que se a escovação estiver gerando sangramento, não se deve continuar escovando. Leve ao veterinário, pois esse animal está com gengivite e irá causar dor, o que pode ser associado ao processo de escovação e causar a rejeição do animal<, explica a Dra. Carolina.
Para auxiliar no processo de conscientização dos tutores em relação à higiene bucal dos animais de estimação, a Pet Society está realizando em Curitiba, em parceria com a Odontocão, sua
Os tutores de pets que forem a uma das lojas participantes da campanha, ganharão uma avaliação oral gratuita para o seu cãozinho ou gatinho. Já os clientes do setor de estética, clínica e consumidores da linha dental da empresa, ganharão uma escovação dentária para os pets.
Compartilhe!
Deixe um comentário