Higiene bucal dos pets pode evitar doenças

Manter a higiene bucal do animal garante sua saúde

Médico veterinário dá orientações

A saúde bucal do seu animal de estimação merece atenção e é fundamental para a saúde dele. Entre os problemas mais comuns estão a formação de placa bacteriana e a gengivite, que podem ser a porta de entrada para outras doenças como as cardiopatias, nefropatias, rinites, sinusites, conjuntivites e ainda causar dores de dente. Segundo o médico veterinário Eros Luiz de Sousa, responsável pelo Hospital Veterinário Batel, de Curitiba, a atenção do tutor para a higiene bucal do pet é fundamental.

De acordo com Sousa o primeiro passo para detectar qualquer anormalidade é a observação.

Nesses casos, o ideal é procurar profissionais especializados em odontologia veterinária, que fazem parte dos serviços de cirurgia dos hospitais. Mas, independentemente do problema, é sempre importante manter consultas periódicas de forma preventiva.

Para o veterinário o ideal é fazer a escovação ao menos uma vez por dia, mas como nem todo animal aceita, realizar o procedimento três vezes por semana já fará bastante diferença à saúde bucal.

Em determinados casos é necessário fazer a remoção do tártaro por intervenção cirúrgica.

O médico explica que todas as raças podem sofrer com problemas bucais, mas os cães de raças pequenas são os mais acometidos.

 

 

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>