Higiene bucal dos pets pode evitar doenças

Médico veterinário dá orientações
A saúde bucal do seu animal de estimação merece atenção e é fundamental para a saúde dele. Entre os problemas mais comuns estão a formação de placa bacteriana e a gengivite, que podem ser a porta de entrada para outras doenças como as cardiopatias, nefropatias, rinites, sinusites, conjuntivites e ainda causar dores de dente. Segundo o médico veterinário Eros Luiz de Sousa, responsável pelo Hospital Veterinário Batel, de Curitiba, a atenção do tutor para a higiene bucal do pet é fundamental.
De acordo com Sousa o primeiro passo para detectar qualquer anormalidade é a observação.
Nesses casos, o ideal é procurar profissionais especializados em odontologia veterinária, que fazem parte dos serviços de cirurgia dos hospitais. Mas, independentemente do problema, é sempre importante manter consultas periódicas de forma preventiva.
Para o veterinário o ideal é fazer a escovação ao menos uma vez por dia, mas como nem todo animal aceita, realizar o procedimento três vezes por semana já fará bastante diferença à saúde bucal.
Em determinados casos é necessário fazer a remoção do tártaro por intervenção cirúrgica.
O médico explica que todas as raças podem sofrer com problemas bucais, mas os cães de raças pequenas são os mais acometidos.
Compartilhe!
Deixe um comentário