Idosas participam de terapia com cães em Fortaleza

Na Casa de Nazaré, senhoras interagem com os cães durante sessão assistida por equipe multidisciplinar

Idosas da Casa de Nazaré, no Bairro do Montese, em Fortaleza, estão sendo beneficiadas com projeto da entidade Terapia Assistida por Cães (TAC). Todas as segundas e quarta-feiras, cerca de 13 senhoras da Casa participam de atividades de fisioterapia, com a participação de dois cãezinhos das raças Poodle e Shih-tzu.

A presença dos animais nas visitas motiva as idosas a apresentarem estímulos comportamentais, físicos e psíquicos. A iniciativa é a primeira ação da TAC fora de São Paulo, onde a entidade está sediada. Tem como investidor social a MSD Saúde Animal e segue o mesmo modelo do trabalho realizado no Recanto das Vovós, instituição para idosas em São Paulo.

Equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, veterinários, zootecnistas, psicólogos, pedagogos e condutores de cães coordena as visitas.

Na Casa de Nazaré, a equipe é formada pela psicóloga Ingrid Coelho, o fisioterapeuta Allan Fechine e a condutora dos cães, Narriman Borges.

O diretor da TAC, Vinícius Ribeiro, também fisioterapeuta, avalia que a atividade está tendo resultado muito positivo e prova a eficiência da terapia assistida por cães. Em São Paulo, a TAC realiza trabalho similar com crianças autistas; crianças portadoras de doenças mentais junto ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); com dependentes químicos na cidade de Cruzeiro, interior paulista; e com crianças portadoras de câncer da AC Camargo, também naquele Estado.

No trabalho com os idosos, a participação dos cães garante um diferencial. A zootecnista da TAC, Sara Favinha, diz que o cão favorece diferentes exercícios de fisioterapia feitos pelos idosos, nos movimentos de pernas, braços, tronco e abdome.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>