Inclua frutas na alimentação do seu pet
Agosto é considerado por muitos como um dos meses mais relevantes para a promoção da saúde, com diversas datas comemorativas voltadas para o tema: Dia Nacional da Saúde, Dia Nacional de Combate ao Colesterol e Dia do Nutricionista. A alimentação adequada e saudável contribui significativamente com uma vida mais saudável. Mas, como anda a alimentação do seu pet? Alguns tutores desconhecem que as frutas também podem ser consumidas pelos cães e auxiliam em uma dieta balanceada. “Cães e gatos representam um importante papel na vida dos seres humanos, em virtude das estreitas relações de companhia e afeto. Desse modo, cada vez mais são considerados membros da família e, como tal, é importante fornecer aos animais alimentos de alta qualidade, que atendam suas necessidades nutricionais e que promovam bem-estar e longevidade”, diz a professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Anápolis, Vivian Marcon.
A especialista afirma que assim como os preparados comerciais já prontos no mercado pet, como no caso das rações e petiscos, o uso de ingredientes naturais em forma de dieta caseira também podem ser inseridos na alimentação, desde que sob as orientações do médico veterinário. “No caso das frutas, o tutor precisa saber os benefícios e os cuidados na hora de fornecê-las ao seu animalzinho”.
Uma das frutas mais indicadas para a alimentação dos cães é a banana. “A banana é rica em potássio, fibras e uma ótima fonte energética. Ela auxilia no sistema imunológico e na função intestinal, devendo ser fornecida sem a casca e em pequenas quantidades”, explica a docente da Anhanguera. Confira a lista com algumas das frutas mais indicadas e proibidas para cães.
Indicadas
- Caqui
- Goiaba
- Kiwi
- Maçã
- Manga
- Caju
- Melão
- Morango
- Pera
Proibidas
- Abacaxi
- Abacate
- Carambola
- Laranja
- Limão
- Uva
Compartilhe!
Deixe um comentário