Jundiaí (SP) terá censo para identificar população animal

Cobema realiza Censo Animal

A Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal (Cobema) se articula para realizar um censo animal em Jundiaí. A ideia é de iniciar os trabalhos ainda este ano, envolvendo todos os bairros da cidade.

A iniciativa vai nortear as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, reforçadas durante a IX Semana da Conscientização sobre a Guarda Responsável dos Animais Domésticos de Estimação, comemorada de 2 a 8 de outubro.

De acordo com o veterinário da Coordenadoria, Jonathann França Ribeiro, os dados obtidos com o censo vão permitir um melhor direcionamento dos serviços. Segundo ele, os números utilizados atualmente têm por base o Instituto Pasteur, que estima um cão para cada quatro pessoas e um gato para cada 16.

Com o censo, Ribeiro acredita que será possível preparar intervenções mais concretas, de acordo com a realidade de cada região. Além do levantamento do número de animais da cidade, o trabalho vai permitir também a realização de um inquérito sorológico.

Guarda Responsável

Atividades relacionadas à saúde e bem-estar dos animais são desenvolvidas há anos pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a inauguração da Cobema, em abril deste ano, os trabalhos foram incrementados e a intenção é de ampliá-los. Criada com a proposta de manter as ações educativas e de mobilização social, a coordenadoria dá andamento também aos trabalhos de controle populacional dos animais.

Uma das medidas para conter o abandono é a realização de mutirões de castração. Em 2011 foram feitas 800 cirurgias de esterilização. A veterinária Débora Santucci, informou que a Cobema está sendo estruturada para receber um centro cirúrgico, cujo espaço vai complementar os trabalhos desenvolvidos atualmente em parceria com 13 clínicas veterinárias da cidade, que atende animais para doação.

Além da castração, a identificação dos animais por meio de chip ou tatuagem também permite um controle. Este serviço já é feito na cidade desde 2006 e foi reforçado durante os mutirões.

Ações educativas fazem parte da rotina dos trabalhos e foram reforçadas com o lançamento, em agosto deste ano, da Cartilha Bem-Estar Animal. As informações são trabalhadas junto aos alunos da rede municipal de ensino.

Programação da Semana da Conscientização

Além de divulgar as ações em andamento, a Cobema preparou uma programnação especial para marcar a IX Semana da Conscientização sobre a Guarda Responsável dos Animais Domésticos de Estimação. Nesta quinta-feira (6), a médica veterinária Luciana Azevedo Matias Silvano ministra palestra com o tema

No sábado, dia 8, haverá uma grande concentração de animais para serem abençoados, no estacionamento do Hipermercado Carrefour. O evento, que será realizado das 9 às 13 horas, vai contar também com shows de agility e de mágica, apresentação do Canil da Guarda Municipal, sorteio de brindes, doação de animais e venda de artigos pelas entidades de proteção que fazem parte do projeto

 

Fonte: Jornal de Itupeva

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>