Maus-tratos a animais podem se tornar crime no Brasil

Reforma do Código Penal pode beneficiar animais

Juristas aprovam aumento de penalidades na discussão da reforma do Código Penal

Uma comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou a inclusão do crime de abandono de animais no texto do Código. Além disso, a pena para maus-tratos de animais silvestres ou domésticos pode ser aumentada em quatro vezes. Atualmente maltratar animais é considerado contravenção penal, com pena de 3 meses a um ano de detenção. Pela nova proposta, a prática passa a ser crime, com punição de um a quatro anos de prisão.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, atualmente o abandono pode ser incluído na lista dos crimes de maus-tratos contra os animais, previsto na legislação ambiental. Entretanto, o juiz pode entender que não houve o crime, já que ele não é citado explicitamente na lei. A pena prevista vai de três meses a um ano de prisão.

Com a proposta aprovada, o mero abandono passa a ser crime em si, com uma pena que vai de um a quatro anos de prisão, ou seja, quatro vezes maior do que atualmente.

O texto criminaliza o abandono em qualquer espaço, público ou privado, e abrange animais domésticos, silvestres e exóticos (de fora do país), dos quais o acusado tenha a propriedade, posse ou guarda.

A comissão endureceu ainda as penas para outros crimes cometidos contra animais, como o tráfico. Atualmente, um acusado de exportar pele de cobra, por exemplo, pode ser condenado a, no máximo, um ano de prisão.

As alterações trazidas pela comissão aumentam essa pena máxima para até dez anos. Os juristas incluíram na lista, além dos animais vivos, outros

No caso de transporte dentro do Brasil, a pena é de 2 a 6 anos -tempo que pode ser aumentado de um sexto a um terço caso o acusado tenha o objetivo de lucro.

A proteção aos animais foi o tema que provocou a maior quantidade de manifestações da população no período em que a reforma do código recebeu sugestões no site do Senado.

A comissão deve encerrar seus trabalhos até o final de junho.

 

Fonte: Folha Online

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>