Menino de seis anos, com autismo, lê para cães em abrigos
Jacob Tumalan é um menino de seis anos que tem autismo. Ele vive na Califórnia, EUA, com os pais. Depois de uma visita ao abrigo de animais Carson, no ano passado, ele decidiu que queria ler para os animais do abrigo como forma de combater a solidão dos pets abrigados.
O menino visita os animais do abrigo, onde sua tia Lisa Dekowski-Ferranti é voluntária, todas as terças após as aulas. “Jacob os acalma. Ele chega e não grita ou chacoalha as jaulas onde os animais estão. Ele chega com um livro e um colchonete, senta-se, começa a ler e os cães apenas ouvem”, diz Lisa.
A mãe de Jacob, Katherine Tumalan, explicou que o filho demonstrou desde cedo paixão pela leitura: “Notei que as coisas eram diferentes. Ele não queria brincar com outras crianças”.
Com apenas dois anos, aparentemente Jacob estava perdendo suas habilidades verbais, então os pais perceberem que algo estava acontecendo. “Foi muito difícil saber que havia algo diferente com o seu filho e que isso permaneceria por toda sua vida”, afirma Katherine.
Quando a tia, Lisa, viu o sobrinho pela primeira vez com os cães do abrigo, rapidamente notou a conexão especial que ele tinha com os animais. A missão de Jacob é fazer companhia a seus amigos peludos até que encontrem um lar. “Se eu ler para os cães eles vão sair das suas gaiolas e encontrarão lares. Eles precisam de casas porque estão sozinhos”, contou Jacob à rede norte-americana NBC.
A atividade semanal tem ajudado Jacob e os animais a superarem suas barreiras, afirma a tia do menino. “Penso que a atividade ajuda na socialização de cães com crianças, e ao mesmo tempo ajuda a ampliar a socialização de Jacob com os animais”, explicou Lisa.
Com informações de NY Daily News
Compartilhe!
Deixe um comentário