Meu cachorro está entediado. E agora?
Sabia que o cão também pode ficar entediado? De acordo com o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro, os cães podem sofrer tédio quando não têm atividades suficientes para gastarem energia. “Isso pode acontecer com qualquer cão, mas é mais frequente nos de grande porte, especialmente se esses residirem em ambientes pequenos, como apartamentos”, explica Macellaro. Nesses casos, qual a solução para tirar o cão do tédio? Como detectar o tédio no pet? E o que fazer se os tutores não encontram tempo para dar a atenção que o pet precisa? O veterinário ajuda a esclarecer essas dúvidas.
Será que é tedio?
Conforme Macellaro, uma forma de o cão demonstrar tédio é por não se interessar em interagir com os tutores ou as visitas. “Às vezes isso sinaliza que o cão cansou de tentar chamar atenção. Além disso, mostrar pouco entusiasmo é um forte indicio de que o cão caiu na rotina” esclarece.
Embora o tédio fique visível no comportamento, ele também pode resultar em obesidade canina. “Cães que não praticam atividades suficientes para gastar energia e queimar calorias, podem ficar obesos. Essa situação pode acontecer de forma silenciosa, sem a percepção imediata dos tutores. Quando começa a ficar evidente, já pode ter causado danos físicos irreversíveis”, explica o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo. O tédio pode levar à obesidade e, consequentemente, a diversos problemas físicos e emocionais no animal. Por isso, o tédio deve ser espantado de imediato. Então, qual a melhor solução?
Solução!
Na maioria dos casos, devido à correria do dia a dia, pode acontecer de os pets serem negligenciados. Assim como uma criança precisa de atenção e atividades constantes, o cão também deve gastar energia para não sofrer as consequências do tédio. Se os tutores não encontram tempo para o cão, o segredo pode ser investir em locais que proporcionam tais atividades. “Pode ser uma alternativa de aliviar a preocupação dos tutores nesses casos e proporcionar aos cães o bem estar que eles tanto precisam e merecem” declara Macellaro.
Compartilhe!
Deixe um comentário