Moradora denuncia CCZ de Araraquara (SP) por sacrifício de animais

O cão Gabriel, da raça Beagle, sacrificado no Centro de Zoonoses por apresentar sarna

Mulher registrou boletim de ocorrência após o cachorro dela ser sacrificado.

Um boletim de ocorrência registrado por uma moradora de Araraquara (SP), nesta quarta-feira (21), aponta o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade como sendo adepto da prática da eutanásia cometida em cães, segundo a Polícia Civil. A denúncia partiu de uma mulher, que ainda de acordo com a Polícia Civil, afirma que o cachorro dela, levado para o local, teria sido sacrificado nesta terça-feira (20) por uma veterinária do Centro. A coordenação da Vigilância Epidemiológica, que responde pelo CCZ, não foi encontrada para comentar o assunto.

Segundo a denunciante Maria do Carmo Silva Nogueira, o cão Gabriel, da raça Beagle, havia desaparecido no dia 8 de março, no bairro do Carmo, em Araraquara. Desde então, a família iniciou a procura pelo animal. Neste domingo (18), uma amiga dela, que preferiu não se identificar, foi ao Centro de Zoonoses e encontrou um cão com características parecidas com as de Gabriel, e que estava em perfeitas condições de saúde.

De acordo com ela, na terça-feira (20), ao chegar ao CCZ, ela foi informada de que o cachorro não estava mais lá que e havia sido doado.

Nesta quarta-feira, a filha dela, Márcia Nogueira Pedroso, 37 anos, procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência e deu início a uma mobilização pelas redes sociais junto às associações protetoras dos animais da cidade, após ter feito uma visita ao Centro de Zoonoses.

Ainda segundo Pedroso, uma sobrinha dela de sete anos ganhou Gabriel quando nasceu e está sofrendo com a perda.

Vigilância e Zoonoses

Procurada pela reportagem, a veterinária funcionária do Centro de Zoonoses, envolvida no caso, disse que não possuía autorização para comentar o assunto.

A reportagem também entrou em contato com o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Feiz Mattar, mas foi informada de que ele estava em uma reunião.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (Condedia), José dos Reis Santos Filho, uma denúncia formal sobre o caso foi entregue nesta quarta-feira (21) pela Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), e será averiguada.

ONG

A lei estadual 12.916, de 2008, dispõe sobre assuntos relacionados a cães e gatos. De acordo com o texto do artigo 2º,

Segundo Betty Roedel Peixoto, do grupo SOS Melhor Amigo, de Araraquara, um abaixo-assinado está sendo elaborado para chamar a atenção das autoridades sobre a denúncia.

Ainda de acordo com Peixoto, além da exoneração da veterinária, o abaixo-assinado exigirá que o Centro de Controle de Zoonoses, que hoje é administrado pela Secretária da Saúde, seja coordenado pela Secretária de Meio Ambiente, e que seja criada uma comissão municipal para cuidar da saúde dos animais de Araraquara.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>