MP investiga maus-tratos a cães cobaias durante pesquisa na UFSM

Um dos cães utilizados na experiência da UFSM

Doutorando em Vetenária trocou mandíbula de animais por peça de titânio

O Ministério Público Federal e a Comissão de Ética em Uso de Animais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) investigarão um projeto de doutorado em Medicina Veterinária que vem causando polêmica no município da Região Central do Rio Grande do Sul.

Com uma tese que estuda a reconstrução da mandíbula de cães, um doutorando realizou experimentos em 12 animais que serviram como cobaias – três deles tiveram de ser sacrificados após complicações.

Os cães passaram por uma cirurgia na qual parte da mandíbula foi trocada por uma peça de titânio. O objetivo do estudo é diminuir problemas após a cirurgia de extração de tumores na boca dos animais.

O projeto havia sido aprovado pela Comissão de Ética da UFSM. Porém, segundo denúncias anônimas, houve falta de cuidados com os animais após as cirurgias – eles teriam sido abandonados em condições precárias – e muitos teriam ficado com sequelas.

Informado do caso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pediu explicações formais à universidade, que recomendou ao coordenador do projeto que os implantes dos animais sejam retirados e que eles recebam cuidados até serem encaminhados para adoção.

Integrantes de associações protetoras dos animais entregaram um abaixo-assinado com 1,8 mil nomes para a reitoria da universidade, protestando contra o uso de animais em testes.

O doutorando e seu orientador negaram qualquer tipo de maus-tratos aos animais. Segundo eles, os cães usados nos experimentos foram alimentados diariamente e receberam antibióticos e analgésicos no pós-operatório.

Conexão Pet espera que as medidas judiciais cabíveis sejam utilizadas neste repugnante caso de exposição de animais saudáveis a um sofrimento totalmente injustificável.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>