O check-up do seu pet está em dia?
Para manter a boa saúde, é necessário que nós, humanos, realizemos periodicamente visitas ao médico para fazer exames de rotina e avaliar se não há nenhuma alteração em nosso organismo. Com os pets é igual.
“Além de consultas periódicas com o médico veterinário e de manter a carteirinha de vacinação em dia, é necessário realizar check-ups completos antes de qualquer procedimento que envolva medicação seja oral ou injetável, sedação ou anestesia geral do paciente, até mesmo nos animais menores de um ano de idade”, explica a médica veterinária Vanderléia Ribeiro Prado, professora do curso de Veterinária da Faculdade Anhanguera de Campinas (SP).
A profissional enumera os exames necessários para a realização de um bom check-up: hemograma, creatinina, alt (alanina aminotransferase), ultrassonografia abdominal, exame de urina e eletrocardiograma.
Vanderléia esclarece que como os pets devem tomar vacinas rotineiramente, é indicado que nessas ocasiões possam ser avaliados com mais cuidado pelo médico veterinário. Já o check-up propriamente dito tem indicações mais específicas: “Quando o paciente é saudável, indicamos o check-up mais completo, com exames, anualmente a partir dos seis anos de vida para cães de pequeno porte, quatro anos para cães grandes e gigantes. Para gatos, a partir dos seis anos de vida”, afirma a veterinária.
A professora diz que os brasileiros já estão levando o check-up veterinário a sério: “O tutor tem se informado a cada dia e, com certeza, o afeto e a proximidade com o animal trouxeram uma maior atenção com a qualidade de vida, a saúde e o bem estar”.
Entre os principais benefícios do acompanhamento constante à saúde do pet, está o diagnóstico precoce de enfermidades graves, que detectadas logo no início apresentarão maiores chances de sucesso no tratamento.
E, você: está levando a sério o acompanhamento da saúde de seu pet? Se você vacilou na resposta, talvez seja a hora de marcar uma consulta com o médico veterinário!
Compartilhe!
Deixe um comentário