Para ONG, declarações de tutor de Lobo são estratégia da defesa

Rottweiler Lobo, que morreu após ser arrastado pelo tutor, em Piracicaba

Presidente da Vira Lata Vira Vida afirma que nunca acusou mecânico

A ONG Vira Lata Vira Vida rebateu nesta terça-feira (6) as declarações feitas por Claudio Cesar Messias, que concedeu entrevista ao portal G1 nesta segunda. Para a organização, as palavras do mecânico, que é acusado de arrastar o próprio cachorro até a morte, no dia 2 de novembro de 2011, são uma estratégia da defesa.

A entidade divulgou uma nota para esclarecer a sua participação no caso e afirma que em nenhum momento atacou Messias.

Na entrevista concedida ao G1, Messias narrou os ataques sofridos por ele e por sua família desde que o caso chegou ao conhecimento do público. Segundo o mecânico, alguns manifestantes fizeram campanha, inclusive, para ele não conseguir mais clientes em seu estabelecimento, em Piracicaba.

Confira abaixo a nota oficial da ONG Vira Lata Vira Vida na integra:

NOTA OFICIAL – ESCLARECIMENTOS

Referente à entrevista do Sr. Cláudio Messias para o site G1, a Ong Vira Lata Vira Vida esclarece:

1. Nenhum voluntário ou membro da diretoria da Vira Lata esteve no local do acontecimento com o cão Lobo. É muito importante que isso fique claro, porque nos envergonharia o fato de um protetor aguardar por quase 1 hora a chegada do socorro diante do sofrimento intenso de um animal. Lobo sofreu, desnecessariamente, nessa espera. É dever de qualquer protetor prestar socorro imediato ao animal.

2. A Ong Vira Lata não foi responsável pela representação no Ministério Público contra o Sr. Cláudio Messias. Essa representação foi feita por outra entidade que atua na cidade e gravado por programa de televisão.

3. Referente ao Facebook, a Ong Vira Lata deletou todos os posts agressivos dirigidos ao Sr. Messias, além de banir da lista de seus amigos, os membros que insistiram nas agressões. Pessoas de todo o país postaram sua indignação. Não conseguimos retirá-los na mesma velocidade em que foram postados. Mas, foram todos apagados. Hoje, muitas pessoas que publicaram suas opiniões, silenciam e se omitem.

4. A Ong Vira Lata não levou o caso à imprensa. O primeiro contato com um jornal local, que deu a notícia em primeira mão, foi feito pelo presidente de outra entidade protetora que

5. A Ong Vira Lata não realizou ou participou de qualquer manifestação, protesto ou carreata realizada na cidade por outras entidades e protetores independentes. Temos gravação de programa de televisão que cobriu esses eventos e fotos e recortes de jornais que mostram os participantes com as camisetas e faixas das respectivas entidades que representavam.

6. A Ong Vira Lata não esteve com o Delegado responsável pelo caso, nem com o promotor público. A instituição só se envolveu com o processo após o enterro digno dado ao cão Lobo. Declaramos, por diversas vezes, que atuaríamos no atendimento ao cão, porque outra entidade já tomava as providências cabíveis para o caso, além da apuração séria realizada pelo delegado responsável e investigadores.

7. A participação da Vira Lata no processo se deu pela intimação da justiça. Cumprimos nosso dever comparecendo à audiência e não deixamos de prestar os esclarecimentos solicitados.

8. A Ong Vira Lata, através de sua assessoria de imprensa, comunicou e continuará comunicando a jornalistas, mídias e interessados no caso, as datas e resultados das audiências.

9. Lamentamos que o Sr. Messias só tenha falado agora, e que não tenha se informado sobre a realidade dos fatos. A Vira Lata assume todas as suas ações com transparência e serenidade, mas não assumirá atos realizados por outra entidade. Gravações, recortes de jornais, fotos publicadas na internet mostram os fatos citados na entrevista. Essa campanha, que visa transformar o réu em vítima, é totalmente justificada. Faz parte da estratégia de defesa e é um direito legítimo desde que não se utilizem de mentiras para criação de fatos que não aconteceram.

10. Para que tenhamos uma sociedade justa é necessário que cada um de nós cumpra com seus deveres e exercite seus direitos. Mas, que a luz verdade ainda seja o norte para todas as nossas ações.

Diretoria da Vira Lata Vira Vida

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>