Pesquisa identifica nível máximo de consumo de vitamina A por filhotes de cães

Pesquisa indica níveis seguros de consumo de vitamina A para pets

Estudo marca significativo avanço para o conhecimento sobre as necessidades nutricionais de filhotes

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisas WALTHAM, pela Universidade de Berlim e pela Universidade de Potsdam, ambas na Alemanha, identificou um nível máximo seguro para o consumo de vitamina A por filhotes de cães.

O estudo foi feito em nome da Federação Europeia do Setor de Alimentos para Animais de Estimação (FEDIAF) e representa um avanço significativo no desenvolvimento de recomendações com embasamento científico quanto aos níveis de vitamina A para esse grupo de cães e traz novos conhecimentos quanto às suas necessidades nutricionais específicas. A pesquisa foi publicada no British Journal of Nutrition e encontra-se disponível no link http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=8501484.

A Vitamina A é um nutriente essencial para os cães, sendo especialmente importante para a visão, o crescimento e o sistema imunológico. Encontrada no fígado, é usada como principal ingrediente de alimentos para animais de estimação. No entanto, até então não existia um consenso em relação à quantidade de vitamina A que pode ser consumida por esse grupo.

Para avaliar como os filhotes respondem a diferentes níveis de vitamina A, 49 cães, com idades entre 8 e 16 semanas, foram divididos em grupos aleatórios e examinados durante oito semanas. Os níveis de vitamina A fornecidos a cada grupo se basearam em orientações existentes definidas pelos três maiores órgãos do setor: 12.500 IU; 75.000 IU e 100.000 IU/1000 kcal de energia metabolizável (ME), com um grupo de controle que recebeu níveis de vitamina A de 5.000 IU/1000 kcal ME. Os resultados mostraram que não houve diferença quanto aos efeitos à saúde entre os quatro grupos de teste, tendo destaque a capacidade dos filhotes de níveis mais altos de vitamina A do que era anteriormente atribuído. Além de fornecer novos conhecimentos sobre o tópico, a pesquisa demonstra claramente que os níveis de vitamina A recomendados pela FEDIAF são seguros.

A pesquisa foi conduzida por Penny Morris e Carina Salt do Centro de Pesquisas WALTHAM, Jens Raila e Florian Schweigert da Universidade de Potsdam, Thomas Brenten da Mars GmbH, e Barbara Kohn e Jürgen Zentek da Free University of Berlin. O estudo foi revisado e aprovado pelo Comitê e Revisão de Ética do Centro de Pesquisas WALTHAM, pela FEDIAF e por veterinários independentes.

 

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>