Pesquisadora faz mestrado sobre mania de fotos de gatos na internet

Kate Miltner, 29, estudou em Londres o fenômeno dos ‘LOLCats’
As fotos de gatinhos fofos e engraçados que se espalham pela internet como um vírus não são apenas fotos. Ao menos para a pesquisadora Kate Miltner, 29, elas têm um significado muito maior.
Miltner fez um curso de mestrado estudando os
A pesquisadora diz que montou um grupo de estudos para saber a reação das pessoas às fotos engraçadas de gatos.
Entre os exemplos do uso dos gatinhos para expressar sentimentos, ela fala do caso de um pedido de casamento que foi feito por meio das combinações de fotos. O namorado, sabendo do gosto de sua futura mulher pelos gatinhos engraçados, montou uma imagem mostrando um gato, perguntando se ela se casaria com ele. A resposta foi sim.
Outra conclusão a qual chegou em seu estudo é de que as fotos dos gatos permitem que nós possamos rir de nós mesmos.
Em sua tese, Miltner defende que os LOLCats são um gênero de mídia -assim como um poema ou uma tirinha de histórias em quadrinhos.
Ela assume que as fotos engraçadas não parecem ter muito em comum com as mídias tradicionais.
Miltner lembra que teve vontade de começar a estudar os LOLCats por causa de sua fascinação pela cultura da internet.
A pesquisadora, que trabalha com estretégias em midias digitais, conta que começou a se interessar pela internet aos 12 e, aos 14, pediu que a mãe lhe desse uma assinatura da AOL.
O interesse dos usuários de internet pelas fotos com gatinhos começou a crescer em 2006, segundo levantamento do Google Insights for Search. As fotos contribuíram para a criação da rede de sites de humor Cheezburger Network, que hoje tem mais de 16,5 milhões de usuários mensais.
Fonte: G1 Compartilhe!
Deixe um comentário