Pets idosos precisam de cuidados especiais

É preciso ter atenção com os animais idosos

Veterinária dá dicas de como melhorar qualidade de vida e cuidar dos animais nessa fase

Assim como acontece com os humanos, o envelhecimento nos animais de estimação vem acompanhado de fatores que influenciam o modo de vida do pet como problemas de visão, audição, artrite e outras doenças que são características nessa fase da vida. Por isso os cuidados devem ser maiores para que o animal não sofra com algumas degenerações pela idade e mantenha uma vida saudável. De acordo com Raquel Sillas, médica veterinária do Hospital Veterinário do Batel, de Curitiba, os cães, por exemplo, começam a envelhecer a partir dos 7 ou 8 anos de idade.

Segundo a veterinária os piores males em animais idosos são as doenças degenerativas como o câncer, insuficiência renal, hepática, diabetes, além dos problemas relacionados às articulações como a artrose.

A médica explica que nessa faixa etária ocorrem alterações físicas e comportamentais nos animais que também influenciam na qualidade de vida. <É comum verificar que, com o envelhecimento, a pelagem do animal vai ficando mais esbranquiçada. Eles também se tornam menos ativos, dormindo mais tempo do que na fase jovem. Por isso o ideal é manter uma dieta com rações específicas para esse momento da vida ajudando no controle do peso e diminuindo excessos que possam forçar o trabalho do organismo<, recomenda.

Outra questão que precisa de atenção do tutor são os dentes do pet, pois com a idade é comum o acúmulo de tártaro e o desenvolvimento de gengivite, que pode ser uma porta de entrada para bactérias na corrente sanguínea.

Problemas com a visão também são bastante comuns na fase idosa como o desenvolvimento de catarata.

Para a médica veterinária, independentemente de o animal apresentar algum problema de saúde, é imprescindível manter consultas periódicas para avaliar as condições do pet.

 

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>