Por que meu gato não bebe água?

Antigamente, os gatos eram animais selvagens e, por isso, desenvolveram instintos de seleção na hora de se hidratar, pois tomar água suja e parada poderia ser prejudicial para eles, por poder contaminá-los. Com a evolução dos tempos, estes animais acabaram sendo domesticados, mas ainda assim esse instinto de seleção permaneceu forte nos felinos, que mesmo hoje em dia continuam muito exigentes com relação à qualidade da água que consomem.

Depois de domesticados, os felinos passaram a receber como alimentação a ração seca e ter potes muito pequenos a sua disposição para o momento da hidratação, diferente do que era ofertado pela natureza em outras épocas, o que

No frio este problema pode ser ainda mais sério, tanto pelo fato de que naturalmente em temperaturas mais amenas é comum que o animal sinta menos sede, como também porque os gatos ficam mais “preguiçosos” no frio, evitando de ter que andar para buscar uma água fresca. importante gato beber água

Todos estes fatores podem deixar o animal mais propenso ao risco de desenvolver alguns problemas de saúde, principalmente aqueles que envolvem o sistema urinário, como infecções urinárias, problemas nos rins, uretra, bexiga e formação de cálculos, que podem passar despercebidos por bastante tempo até que o problema se torne uma emergência.

Algumas alterações no comportamento habitual do seu gato podem indicar um problema urinário, como por exemplo alteração na postura na hora de urinar, o arqueamento do corpo com a traseira abaixada, como se estivesse forçando para a urina sair e até mesmo a vocalização ao urinar e a constante lambedura na região genital. Normalmente este animal tentará urinar por várias vezes em um curto espaço de tempo, expelindo pouca urina e pode até recusar a caixa de areia que está acostumado a utilizar. As características da urina também podem estar alteradas, apresentar presença de sangue, odor forte e coloração bastante amarelada.

Diante de qualquer um destes sinais, o mais recomendado é que o proprietário busque ajuda profissional de um médico veterinário para o diagnóstico correto, pois uma das possibilidades é da Síndrome Urológica Felina, atualmente chamada de Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF).

Para a prevenção das doenças do trato urinário é importante sempre disponibilizar água limpa, fresca e em abundância.  Recomenda-se utilização de um pote grande ou diversos potes espalhados pela casa nos locais onde o animal costuma frequentar.

Deve-se ficar atento também ao alimento: sachês e patês podem ser fornecidos ao animal, pois por serem úmidos ajudam também na hidratação.

A homeopatia pode ser utilizada para o tratamento das doenças decorrentes da baixa ingestão de água citadas anteriormente, pois é uma terapêutica que estimula o organismo do animal a reagir diante da doença e não causa efeitos colaterais nem mesmo em caso de superdosagem, por isso, trata-se de um método bastante seguro.

Caso este animal tenha uma predisposição para complicações no sistema urinário é aconselhável que a homeopatia seja usada como modo preventivo, assim é possível evitar que a situação se agrave.

Texto: Lígia Razuk Dauzacker Buainain – Médica Veterinária – Blog Dr. Homeopet

 

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>