Programa Bem Estar dissemina preconceito contra gatos

Matéria sensacionalista promove desinformação
O programa matutino Bem Estar, veiculado pela Rede Globo, tem médicos e especialistas em saúde prestando consultoria sobre os mais diversos temas, mas os profissionais ou não foram consultados ou estão muito desinformados em relação à toxoplasmose.
Um artigo veiculado no site do programa com o sensacionalista título
Já foi mais do que provado e estudado que comer carne mal cozida ou verduras mal higienizadas representa um risco de contaminação pela toxoplasmose bem maior do que o contato com as fezes de um gato.
O que o Bem Estar esqueceu de informar é que para que os oocistos presentes nas fezes dos gatos se tornem contaminantes (SE o animal for portador de toxoplasmose), os dejetos dos animais devem ficar em contato com o ambiente por cinco dias.
Além disso, a pessoa tem que ingerir as fezes do gato ou ter contato direto com as mesmas e depois levar as mãos à boca. Ou seja, o problema real é a falta de higiene e não o gato.
Gostaríamos muito que os grandes veículos de comunicação realmente procurassem profissionais habilitados a falar sobre zoonoses para que suas matérias não sejam tão tendenciosas e prejudiquem os animais.
Compartilhe!
Deixe um comentário