Projeto de lei na Câmara discute guarda para animais de estimação

Projeto prevê guarda compartilhada de pets

O projeto traz a possibilidade de guarda compartilhada, com direitos e deveres do casal que se separou, mas possui um bichinho em comum

Não são só os imóveis que dão briga na hora da separação. Tem de dividir tanta coisa que muita gente acaba esquecendo: quem fica com o bicho de estimação? O Congresso resolveu entrar na discussão. Já tem até projeto de lei. Existe guarda compartilhada para bicho?

Tem casais que, na prática, já decidiram a guarda compartilhada ou a alternância nos fins de semana. Mas há aqueles que têm dificuldade pra chegar a um acordo, poderão ganhar uma ajuda. Um projeto de lei, em discussão na Câmara dos Deputados, propõe critérios objetivos para definir a guarda dos animais justamente para evitar mais brigas na separação.

Já imaginou ter de abrir mão de bichinhos como Snoppy e Bob?

A disputa de alguns casais é essa: quem vai ficar com o cachorro, o gato ou o papagaio de estimação?

É um assunto considerado tão sério que já tem até projeto de lei com regras em caso de divórcio. A proposta define critérios para a guarda de animais domésticos e detalha quem tem mais chances de ficar com o bicho depois da separação.

A prioridade é para o responsável legítimo, ou seja, quem levou o animal para casa. Mas não basta ser tutor. Também, diz o projeto, tem de ter afinidade com ele.

Além de carinho, é preciso ter tempo para passear e levar ao médico. Segundo o projeto, dinheiro também conta – o suficiente, pelo menos, para oferecer um ambiente adequado.

A veterinária Bárbara Borges diz que é melhor assim: tudo combinado, porque bicho também se estressa.

O projeto também traz a possibilidade de guarda compartilhada, com direitos e deveres. Pauline deixou a gata morar na casa do ex, mas nunca perdeu o contato.

Na casa da bióloga Edriana Araújo também foi assim. Conversando, tudo se resolveu. O ex tem livre acesso à casa dela para visitar os três gatos.

A proposta será analisada na comissão de meio ambiente da Câmara. Depois ainda segue um longo caminho até a votação final.

 

Fonte: Bom Dia Brasil

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>