Projeto promove castração gratuita de cães e gatos em Alambari (SP)

Prefeitura de Alambari (SP) desenvolve campanha para castração de animais

A ação é promovida pela Prefeitura em parceria com uma clínica veterinária

No próximo domingo (29) será realizada a quarta etapa do projeto de castração de cães e gatos em Alambari (SP). O mutirão que teve início em 30 de junho já atendeu mais de 60 animais. A meta era fazer a castração em 100.

O mutirão de castração é promovido pela Prefeitura em parceria com uma clínica veterinária de acordo com a lei nº 514, de 2010, que determina a castração gratuita aos animais da população carente, em todo o estado de São Paulo.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica da cidade, Danielle Chiara, com este projeto, o município pretende reduzir o número de animais soltos pelas ruas, bem como minimizar a ocorrência de zoonoses, as doenças transmitidas dos animais para os homens.

A coordenadora explica que antes de serem castrados, os animais passam por uma triagem e avaliação. Um pouco de sangue é retirado para exames laboratoriais. Então é realizada uma avaliação clínica. De acordo com o veterinário Raoni Canal, responsável pelas operações, somente os animais em boas condições passam pela cirurgia.

Técnicas

Além de todos os procedimentos, os bichos também são tratados com acupuntura, em um procedimento administrado por outro veterinário envolvido no projeto. Segundo Ivo Canal, a técnica chamada de farmacoacupuntura possibilita que os animais sintam menos dor e se recuperem mais rapidamente. Após a anestesia, também recebem estímulos em acupuntura para saírem logo do estado de dormência.

Nesta campanha, também está sendo utilizada a Ozonioterapia, que tem como efeito a menor inflamação e a melhor cicatrização.

Antes de ir embora, cada tutor recebe um kit com indicações técnicas, receita para os remédios de dor e analgésico para os animais.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>