Projeto ?Pet Pira? cuida de cães e gatos em comunidades carentes de Pirassununga (SP)

Projeto Pet Pira atende animais de periferias

Animais receberão doses de vacina e vermifugação. Trabalho é conduzido por alunos do quarto ano dos cursos de veterinária e zootecnia

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP – Campus Pirassununga (SP) desenvolve pelo primeiro ano o , com objetivo proporcionar bem estar aos pets de comunidades próximas ao campus e ao mesmo tempo mobilizar os estudantes a ajudar em atividades sanitárias. A empresa de saúde animal Merial apoia a inciativa.

O projeto iniciado este ano nasceu com o propósito de se tornar uma atividade de extensão ligada à disciplina de Clinica Medica e Cirúrgica de Cães e Gatos da FZEA/USP – Campos de Pirassununga.

O trabalho conta com o apoio de professores e coordenadores dos cursos de veterinária e zootecnia da FZEA/USP, e é desenvolvido por alunos do quarto ano de ambos os cursos. Inicialmente eles visitam bairros localizados nas periferias para cadastrar os animais e conversar com os moradores, a fim de explicar os objetivos da ação. O registro dos cães e gatos é feito por fotografia e após identificação é feita aplicação dos medicamentos (vacinas e vermífugos), doação da Merial.

comunidades carentes, pois são elas principalmente que destinam o maior número de Cães e Gatos para ONGs e Canis Municipais<, comenta Angélica.

O tratamento inclui a imunização dos cães e gatos com vacina contra raiva – e aplicação de remédio para o controle de pulgas e carrapatos. Leonardo Brandão, gerente de produtos da Merial destacou que a medicina veterinária deve zelar pela saúde dos animais, o que envolve a promoção do bem-estar animal e também das pessoas que convivem com eles.

Durante todo o mês de Junho serão feitas castrações e, em paralelo, continuam os cuidados de manutenção com esta população de cães (controle ectoparasitos, tratamento de verminoses, imunização de possíveis doenças que possam vir a ocorrer). Alguns animais que chegaram à comunidade durante o projeto também estão sendo cuidados para serem castrados posteriormente. O objetivo final é a castração para controle de natalidade.

 

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>