Saiba como medicar cães e gatos

Medicar os pets exige cuidado e atenção

Veterinária da Pet Center Marginal ensina tutor a dar da maneira correta remédios aos pets e alerta sobre o perigo da automedicação

Dar algum medicamento via oral aos animais de estimação não é tarefa fácil, mas como se trata de recurso importante no controle de uma série de doenças, não há como escapar. Assim como as crianças, cães e gatos não costumam receber os remédios de livre e espontânea vontade, por isso é importante que o tutor tenha paciência, um pouco de imaginação e siga as recomendações do veterinário, evitando principalmente a automedicação e excesso nas doses a serem ministradas.

Embora existam no mercado farmacêutico veterinário novos formatos de medicação, em tabletes e pastas palatáveis (recursos que facilitam a mastigação por parte dos animais), a maioria ainda está disponível em formato de comprimido ou líquido.

Uma forma de ministrar os comprimidos em cães, recomenda a médica veterinária Roberta Martim, da Pet Center Marginal, é escondê-los em alimentos que os bichinhos estão acostumados, como queijo branco light, requeijão ou até de banana.

No caso dos gatos, a situação é mais complicada, porque eles não são ludibriados facilmente com petiscos.

De acordo com a veterinária da Pet Center Marginal, se a medicação for líquida, é possível usar uma seringa sem agulha com o conteúdo diretamente na boca do animal, próximo à garganta, lembrando que o animal nunca deverá estar deitado, para que não ocorra uma broncoaspiração, quando o remédio vai para os pulmões, levando à asfixia e até a morte.

É essencial também que o tutor saiba o perigo em automedicar os animais de estimação.

O analgésico Paracetamol, princípio ativo de diversas marcas de remédios, por exemplo, causa lesão no fígado de cães e é fatal para gatos. Já os anti-inflamatórios, que têm como base diclofenaco sódico, podem implicar em graves consequências gastrointestinais, desenvolvendo úlceras perfurantes de estômago e duodeno.

Outra dica da veterinária é ir diretamente às farmácias especializadas em animais.

Foto: aussiegall via photopin cc

Fonte:

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>