SAMU para animais começa a funcionar em Florianópolis

Iniciativa pretende auxiliar animais acidentados e feridos na Farra do Boi
Desde o início de agosto, a capital catarinense conta com um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (Samuvet). O serviço, inédito no Brasil, visa atender animais gravemente feridos em acidentes e também aqueles atacados nas abomináveis farras do boi, infelizmente comuns na região, apesar de ilegais.
De acordo com a Prefeitura, o serviço só poderá ser acionado por oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
Durante os próximos 90 dias, o atendimento funcionará 24 horas. Um veterinário do setor de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde e um motorista estarão de plantão por turnos para atendimento. Após este período piloto, a prefeitura definirá por meio de decreto as diretrizes de funcionamento do sistema emergencial.
A prioridade será o atendimento a animais abandonados atropelados que estejam em via pública, animais ferozes, sem tutor, que tenham atacado pessoas em via pública, cavalos soltos que estejam colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco.
Durante o atendimento, o médico veterinário avaliará se o animal precisa passar por cirurgia ou algum tratamento especial. Em caso positivo, ele é encaminhado, caso haja vaga, para o ambulatório do Bem Estar Animal. Após o procedimento cirúrgico, ele é microchipado, vacinado, tratado contra vermes, castrado e colocado para adoção.
Quem adotar o animal, segundo o diretor, terá direito a atendimento gratuito no ambulatório para o bicho enquanto ele viver.
De acordo com o diretor de Bem Estar Animal, o investimento para pôr o projeto em prática não chegou a R$ 1 mil.
Conexão Pet parabeniza Florianópolis pela iniciativa e espera que outros municípios sigam esse exemplo.
Fonte: Com informações de G1
Compartilhe!
Deixe um comentário