São Paulo tem 1º caso de raiva em 28 anos
Segundo a prefeitura, um gato morreu em outubro passado
Infelizmente a capital paulista está em alerta. Foi registrado o primeiro caso de raiva em quase 30 anos.
Um gato, domiciliado no bairro Moema, contraiu o vírus da raiva, possivelmente de um morcego que se alimenta de frutas: <
Ainda de acordo com Brandão, o gato pode ter sido mordido pelo morcego:
Desde 1983 São Paulo não registrava um caso de raiva. Este foi detectado porque a tutora do animal, desconfiada dos sintomas, levou o gato morto para exames na Universidade de São Paulo (USP).
Em cães e gatos os sintomas são: agressividade, salivação abundante e dificuldade para engolir. O cachorro ainda muda o latido. No ano passado, a vacinação contra a raiva atrasou em São Paulo e muitos donos pagaram para imunizar os animais. O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das doses, admite dificuldades.
De acordo com o Ministério da Saúde, ocorrem 70 casos de raiva por ano no Brasil. As regiões mais críticas são o Nordeste, o Norte e alguns estados da região Centro-Oeste. O Ministério informou ainda que dois milhões de doses da vacina contra a raiva foram enviados para São Paulo no início deste mês. A previsão é que o estado receba 7,5 milhões de doses, mas ainda não há data para a campanha de vacinação. No ano passado, dois casos de raiva humana foram registrados no Maranhão.
Fonte: Bom Dia Brasil Compartilhe!
Deixe um comentário