Secretaria de Saúde vai à Justiça para apreender cães com leishmaniose em Goiânia

Tutores não querem entregar cães com leishmaniose

Dos 43 animais infectados em Goiânia, 16 não foram entregues pelos tutores

Dos 43 cães contaminados com a leishmaniose em Goiânia, 16 não foram entregues pelos tutores para o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. O órgão aguarda mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça para que o Centro de Zoonoses possa ir até a casa do proprietário buscar o animal.

No ano passado, os 43 casos da doença foram confirmados em três bairros da região leste de Goiânia: Residencial Monte Verde, Recreio dos Ipês e no Condomínio Aldeia do Vale. Além dos que não foram entregues para exames, 14 tiveram de ser sacrificados e o restante irá fazer exames de contra-prova.

Este ano, o Departamento de Vigilância e Saúde Ambiental de Goiânia coletou material para exames em cães que estavam nos bairros adjacentes aos três que tiveram casos confirmados no ano passado. O resultado foi considerado positivo porque não foi encontrado nenhum animal contaminado.

Os bairros examinados foram Jardim Lajeado, residenciais Havaí e Belo Horizonte, Recanto Minas Gerais, Setor Asa Branca, Jardim Guanabara 1, 2, 3 e 4 e Vale dos sonhos. Exames por amostragem também foram feitos no Bairro Urias Magalhães, onde foi encontrado um caso suspeito, que não se confirmou.

A leishmaniose é uma doença grave transmitida pelas fêmeas do inseto conhecido como

Conexão Pet acredita que a justiça deveria fornecer aos tutores uma alternativa para que eles pudessem tratar seus animais e não entregá-los ao corredor da morte.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>