Stress em animais é mais comum do que se imagina

Médico veterinário do Hospital Veterinário Batel explica como identificar a doença
O stress afeta cerca de 30% dos animais de estimação, o problema é resultado de uma reação que o organismo tem quando estimulado por fatores externos. Em humanos o primeiro sintoma observado é uma descarga de adrenalina.
Segundo Eros Luiz de Souza, médico-veterinário do Hospital Veterinário Batel, com os animais a situação não é diferente.
De acordo com o médico, as características de um animal estressado são diversas.
Para minimizar o problema, Souza explica que uma das primeiras medidas é modificar a educação do animal, pois ele dever ser sociabilizado e não ser tratado como uma pessoa. Outro fator que minimiza o stress é o adestramento dos bichos, que serve para impor limites a eles e, ao mesmo tempo, oferta atividades.
Outra solução de tratamento, que vai fazer com que o animal fique menos agitado é a Acupuntura Veterinária.
Dicas para ter um cão saudável: • Criar uma rotina: A rotina dos passeios, das brincadeiras é sempre saudável para o animal;
• Não deixá-lo acorrentado. Imagine-se nesta situação, você ficará estressado;
• O cachorro não deve ser tratado como um hobby, mas sim como um animal que merece cuidados;
• Agir com naturalidade aos instintos dos animais, não reprimindo;
• Não manter o animal em clausura, fechado em ambientes por horas;
• Evitar viagens desnecessárias lembre sempre que o cão gosta da companhia de seus tutores, mas não gosta de mudanças bruscas. Se a viagem for extremamente necessária, converse com seu médico veterinário para prepará-lo para a viagem. Caso contrário opte em pedir para um amigo cuidar do animal, ou deixe em hotéis para cães.
Compartilhe!
Deixe um comentário