UEM maltrata cães utilizados no curso de odontologia, afirma MP

Cães da raça beagle são utilizados em experimentos crueis na UEM

Ministério Público pede na Justiça a não utilização dos animais nas aulas

O Ministério Público (MP) apresentou à Justiça uma ação civil pública na tentativa de impedir a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Norte do Paraná, de utilizar cães da raça beagle nas aulas do curso de odontologia. De acordo com o MP, os animais são mantidos em condições precárias de higiene e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada. A UEM não se manifestou sobre o assunto. A procuradora jurídica da universidade, Sônia Letícia de Melo, informou que a instituição não foi notificada.

O promotor de Justiça José Lafaieti Barbosa Tourinho afirma na ação que a situação de maus-tratos aos animais é visível e que no local onde os cães ficam há medicamentos vencidos (alguns há quase 10 anos). Ainda de acordo com o promotor, agulhas e seringas contaminadas são reutilizadas. Os cães, de acordo com o MP, são sacrificados com overdose de anestésico e as carcaças são incineradas.

A ação traz declarações da responsável pelo Departamento de Odontologia da UEM. Conforme divulgação do MP, a profissional afirmou que a raça beagle é utilizada nas aulas porque é uma raça

O caso chegou ao MP através de abaixo-assinado com cerca de seis mil assinaturas.


Conexão Pet
não acha que seja aceitável ou ético a utilização de animais em experiências. Há diversos métodos alternativos utilizados por cientistas comprometidos com a vida e o bem-estar dos animais.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>