Vacinação de cães e gatos tem início no sábado na zona rural de Piracicaba (SP)

Vacinação de cães e gatos têm início em zona rural de Piracicaba

Primeira etapa será realizada até dia 30/04 também nos bairros da periferia

A primeira etapa da vacinação contra a raiva em cães e gatos na zona rural e em bairros da periferia de Piracicaba (SP) será iniciada neste sábado (14). Os agentes vão até as propriedades para vacinar animais que têm mais de 3 meses. A expectativa é que 45 mil bichinhos recebam a dose. Esta fase vai até 30 de abril.

A campanha para vacinar cães e gatos nos bairros da zona urbana de Piracicaba será feita entre os dias 5 e 26 de maio. Em junho, o Centro de Zoonoses dá início à segunda fase na zona rural. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é realizar a imunização gradativa, por meio da visita de agentes, a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tenham seus animais vacinados.

Casos positivos

De janeiro a abril, Piracicaba contabilizou oito casos de raiva em morcegos com hábito insetívoro, ou seja que se alimentam de insetos. Três foram capturados no Centro, dois no Monte Alegre, um na Vila Rezende, um em Santa Silvia e um no Jupiá.

Histórico

A última campanha realizada foi em 2009, quando a ação foi suspensa no Estado de São Paulo por causa da constatação de reações adversa. Para esta campanha a vacina é de outro laboratório e deve produzir uma resposta rápida na proteção de anticorpos contra a doença nos cães e gatos que receberem a dose.

As doses da vacina de cultivo celular são fornecidas pelo Ministério da Saúde. Neste ano, 58 municípios do Estado de São Paulo farão a campanha neste primeiro momento, segundo a norma técnica enviada pelo Instituto Pasteur, da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Fonte: G1

Compartilhe!


Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>