Veterinária do Centro de Zoonoses é afastada em Araraquara (SP)

Secretaria de Saúde anunciou a saída para investigar morte de cachorro
A Secretaria da Saúde de Araraquara (SP) anunciou no início da noite desta quinta-feira o afastamento da veterinária Anabel Jacqueline Martins da Silva, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.
Em nota oficial, o órgão afirmou que a saída é para a apuração dos fatos envolvendo a morte do cão Gabriel, da raça Beagle. A profissional realizou eutanásia no animal, após detectar que ele estava com sarna.
O animal havia desaparecido no dia 8 de março, no bairro do Carmo, e a família iniciou a procura. No domingo (18), uma amiga da tutora do cachorro foi ao CCZ e encontrou um cão com características parecidas com Gabriel, em perfeita condição de saúde. A mulher o fotografou e enviou para a dona, Maria do Carmo Silva Nogueira, na segunda-feira (19).
Na terça-feira (20), ela ligou no CCZ e avisou que iria buscá-lo. No mesmo dia, recebeu a informação que Gabriel havia sido doado.
Na quarta-feira (21), sua filha, Márcia Nogueira Pedroso, registrou boletim de ocorrência.
Nesta quinta-feira (22), a veterinária concedeu entrevista coletiva e confirmou a morte do animal. Além disso, afirmou que o CCZ realiza 20 procedimentos do mesmo tipo por mês.
Silva disse que a eutanásia deveria ter sido realizada em Gabriel assim que ela detectou que o animal apresentava sarna.
De acordo com Silva, por se tratar de uma zoonose contagiosa, tanto para outros animais do local quanto para funcionários, não foi possível deixá-lo no Centro por mais tempo.
Questionada sobre a gravidade da doença ou a piora no estado de saúde do animal desde o dia 8 até a data quando foi sacrificado, a veterinária alega não ser esse o motivo da morte.
Conexão Pet espera que o caso seja investigado e punido com rigor.
Fonte: G1 Compartilhe!
Deixe um comentário